Como há em nosso país distorções salariais.
Vejam isso:
Mestre-de-obras virou profissão de rico
Um levantamento que fiz na semana passada em departamentos de recursos humanos de construtoras mostra que um mestre-de-obras experiente e disputado já consegue ganhar até R$ 10 mil por mês na cidade de São Paulo.
A média salarial é obviamente mais baixa, girando em torno dos R$ 5.000 -mais alta, porém, do que a da maioria dos professores universitários.
O boom imobiliário combinado à falta de trabalhadores qualificados levou à inusitada situação de um trabalhador numa obra, apenas com diploma de ensino médio, conseguir, em alguns casos, ganhar mais do que um engenheiro.
É um exemplo para ilustrar uma informação levantada pelo Datafolha, ao investigar o perfil socioeconômico da cidade de São Paulo: 72% da população entre 16 e 24 anos tem diploma de ensino médio. Vamos repetir: 72%.
Está aí a nova e quase desconhecida composição da paisagem humana de uma comunidade -a julgar pelas propostas de governo, é desconhecida dos candidatos à prefeitura.
Só para dar uma idéia da modificação veloz dessa paisagem, vamos fazer uma comparação com os habitantes mais velhos, acima dos 60 anos. Nessa faixa, apenas 10% passaram pelo ensino médio. Ou seja, 72% contra 10%.
A explicação para esse movimento aparece nas estatísticas da Secretaria do Trabalho da capital paulista.
Nos últimos 12 meses, foi criado, na cidade, 1,7 milhão de empregos: 60% dos contratados tinham ensino médio; mais 18% concluíram ou estão concluindo algum curso superior; a imensa maioria do restante chegou até pelo menos a 8ª série do ensino fundamental.
A informação do Datafolha ajuda a explicar um estudo, divulgado na semana passada pela Fundação Getúlio Vargas, que apontou o aumento da classe média nas regiões metropolitanas. Além do crescimento econômico e da formalização da mão-de-obra, influi a formação dos trabalhadores. É sabido que existe uma relação entre renda e nível de estudo.
O salário médio do mestre-de-obras que, pelos cálculos da FGV, o coloca na categoria dos ricos (acima dos R$ 4 mil) reflete a crescente procura das empresas por gente capacitada -uma gritaria que se vê em todos os setores que exigem um mínimo de sofisticação. Basta dar uma olhada nos bancos públicos de empregos: uma imensa quantidade de vagas não é preenchida.
Uma das questões essenciais para o futuro de São Paulo é preencher as necessidades econômicas da cidade e, ao mesmo tempo, garantir a inserção dos jovens no mercado do trabalho -um complexo arranjo que deveria estar no topo das preocupações de um prefeito. Nada pode ser mais importante em uma comunidade do que estimular o desenvolvimento humano. Há uma série de casos para serem estudados.
Na cidade de Indaiatuba, próxima de Campinas, a prefeitura, em parceria com o governo estadual e federal, universalizou o ensino técnico, respeitando as vocações locais.
Lembrete: Indaiatuba apareceu em primeiro lugar na lista de qualidade de vida feita pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).
Na imensa maioria das vezes, como mostram as estatísticas oficiais, sair de cursos técnicos ou tecnológicos significa emprego garantido. Em alguns setores, como apontam relatórios do Centro Paula Souza e do Senai, a procura é bem maior do que a oferta da mão-de-obra formada em seus cursos.
Daí a importância do acerto do Ministério da Educação com o chamado Sistema S (Sesi, Senai e Senac, entre outros) para abrir mais vagas gratuitas ou das experiências de empresas que ajudam na gestão das escolas públicas, aproximando-as do mercado de trabalho. É o caso do ensino de mídias digitais para estudantes de Pernambuco e do Rio.
Em São Paulo, cursos técnicos começam a ser oferecidos nas escolas regulares da rede estadual. Ainda é um projeto que engatinha, não dá para ser avaliado. Mas tenho acompanhado a reação de alunos em uma das escolas que se tornou, desde o ano passado, piloto para esse programa, oferecendo cursos de webdesign e gestão de pequenos negócios.
Percebo, ali, alunos mais motivados, por verem uma porta de saída e significado prático no que estão estudando.
Um prefeito de São Paulo será, mais cedo ou mais tarde, forçado a se conectar menos ao hardware (obras) do que ao software (o capital humano), o que exige os mais diferentes arranjos de uma comunidade em torno do conhecimento. Temos aí alguns exemplos de arranjos produtivos locais que produzem bons e abundantes empregos, como São José dos Campos, Piracicaba ou Santa Rita do Sapucaí (MG), onde se montaram pólos de tecnologia em torno de suas vocações, respectivamente, aeronáutica, álcool e telecomunicações
Se não tiver cabeça de educador, o prefeito de São Paulo será, na melhor das hipóteses, um bom mestre-de-obras.
PS-Para medir como São Paulo vai moldando seus habitantes, devido às exigências do mercado de trabalho, a soma dos paulistanos na faixa de 16 a 24 anos com ensino médio e superior é de 85%. Na zona oeste, 40% dos adultos, acima dos 24 anos, têm ensino superior.
fonte: Gilberto Dimenstein (portal Aprendiz)
http://aprendiz.uol.com.br/content/judidegidi.mmp
sábado, 16 de janeiro de 2010 às 18:11
o meu salario não determina que minha profissão é melhor ou pior que a de outras pesoas.
se eu sinto prazer em realizar determinada tarefa cuja remuneração é um salário minimo, jamais vou sentir inveja de alguém que ganha 10.000 fazendo algo que não tem nada a ver comigo.
sexta-feira, 22 de janeiro de 2010 às 14:25
Concordo contigo Cleiton, jamais sentirei inveja se o profissional ganha X e eu ganho X menos Y. Agora o texto (escrito por GILBERTO DIMENSTEIN)leva a nós uma reflexão da inversão de valores, em todos os aspectos, sendo que o ponto NEVRALGICO é a renumeração do profissional versus a capacidade técnica.
Creio que todos mereça receber o justo por aquilo que faz, e se sinta realizado (assim como eu) em seu oficio.
PS: Se eu não estivesse realizado e feliz naquilo que faço (educação) jamais teria um blog sobre educação e biologia, concorda?
domingo, 24 de janeiro de 2010 às 13:07
já sei o que eu vou ser se não pasar no vestibular hahahaha
domingo, 7 de março de 2010 às 22:07
Meu amigo professor, tente pesquisar em quanto tempo se forma um engenheiro e em quanto tempo se forma um mestre de obras, sou mestre de obras e levei 22 anos para chegar a esse posto, um engenheiro está formado em 05 anos, quero que com muito respeito você entenda uma coisa, você consegue fazer uma obra sem um engenheiro mas nunca sem um mestre, pois esse profissional é o único que sabe realmente como fazer acontecer a construção desde o início, todo engenheiro ao se formar ele estagia sempre consultando um mestre que apesar de não ter um curso “superior” é quem realmente sabe o que fazer, outra coisa, um curso superior não faz de ninguém um bom profissional e nem torna ninguém inteligente, existem engenheiros que mal sabem escrever e por isso a profissão de mestre tem que merecer respeito pois nenhuma obra acontece sem ele.
terça-feira, 9 de março de 2010 às 23:47
Concordo com voce Danilo, mas assim como GILBERTO DIMENSTEIN ( a qual é o DONO DO TEXTO REFLEXIVO)escreveu e REPUBLIQUEI, o que ele quis mostrar que o BRASIL IRÁ SOFRER UM APAGÃO DE MÃO DE OBRA AO NIVEL TECNICO. Logo,pela lei da oferta e da procura, tais profissionais serão valorizados – e mais ainda os melhores.
Assim como você conhece engenheiros que mal sabe escrever (e acredite, eu tambem conheço), eu conheço vários que escreve, calcula, projeta, arquiteta e comanda muito bem.
EM NENHUM MOMENTO EU, OU O AUTOR DO TEXTO, QUIS DESMERECER PROFISSÃO A , B OU C. O QUE LEVANTEI NESSE BLOG É A CARENCIA DE PROFISSIONAIS DO NIVEL TECNICO.
Abraços e obrigado pela contribuição nesse blog.
PS: Envie o mesmo comentário ao autor do texto.
PS2: MUITAS OBRAS EM MINHA CASA EU CONFIO TANTO NO ENGENHEIRO (QUE PROJETOU) COMO NO MESTRE DE OBRAS QUE EXECUTOU.
Prof. Marcelo Henrique
quinta-feira, 11 de março de 2010 às 23:24
Marcelo,concordo com vc , vou te contar uma história, a dez anos atrás eu era carpinteiro e estava desempregado, então o governo da época (Governo Cristovão Buarque), Lançou um programa aqui em Brasília chamado Projeto saber, cursos gratuitos para população carente, eu fiz o curso de mestre de obras e logo após isso as portas se abriram e hoje sou mestre de obras e também fiz um curso técnico em edificações, agora pense, se o governo tivesse ao invés de pagar instrutor, material didático,instituição, espaço físico tivesse me dado de cesta básica, eu estaria comendo cesta básica do governo até hoje ou dependendo de vale isso, vale aquilo as vezes eu chego a pensar que ainda estamos na velha política de Roma ” pão e circo para o povo e nada mais.
segunda-feira, 22 de março de 2010 às 09:53
Sou mestre-de-obras ha 14 anos, conclui muitas obras de grande e medio porte, mas atualmente eu estou muito insatisfeito, com o meu salario procuro uma oportunidade melhor gostaria de trabalhar em Brasilia ou Goiania. Tenho otimas referencias no momento trabalho na BA, fazenda na SLC AGRICOLA fazenda Piratini
segunda-feira, 22 de março de 2010 às 10:20
oi tenho 13 anos meu pai e mestres de obras e ganha muuuuuuuito pouuuuuuuco se tem gente ganhando 10 mil por mes pq sera que ele nao ganha nem a metade to muito insastisfeita olha que ele trabalha muito bem sera que a ciencia nao poderia me explicar
tem uma otima experiencia ganhava muito bem quando trabalhava em uma empresa de medio porte foi convidado para trabalhar em uma empresa de grande porte ficamos felizes mas agora ele esta horrorizado mixaria entao leia isso e me responda bjs veleu
quarta-feira, 24 de março de 2010 às 15:14
Texto muito interessante. Me incentiva cada vez mais a desistir de entrar no ensino superior. Sou bonito, forte e legal, por isso quero ganhar um valoroso salário de mestre-de-obras.
segunda-feira, 19 de abril de 2010 às 12:52
li os comentarios de que sempre vale a pena,mas Marcelo o colocou apenas em uma visão contestativa,esqueçendo sobre a evolução alto-didata e filosofica de qualquer profissão,sou ex professor de mestre de obras,tambem.rodiologista,e ex estudante de engenharia,mas não tenho entenção de deixar de ser mestre de obras;são apenas consequencias da vida.
sexta-feira, 14 de maio de 2010 às 22:10
Concordo com muitos comentarios, mas para chegar no apogeu de uma profissão só chega os melhores, seja ela qual for, e com certeza quem irá ganhar esses 10000 mil por mes são os melhores.
sexta-feira, 28 de maio de 2010 às 16:05
será que mulher pode ser mestre de obras adoro mexer com isso será que ai vou conseguir o record feminino , quero gamnhar 50,000,00
pois acho 10,000 muinto pouco , para um cara que fica la checando os minimos detalhes de uma obra que vai durar a vida toda …. pense um quadro de um pintor renomado ta na casa dos 100000000 um mestre de obras ganha so 10,000 por mes
para executar uma obra de um predio que em vários casos chegam a custar 2000,000,000 ou ate muinto mais
a eu acho muinto pouco acho que eles devem ganhar comissao referente a execuçao da obra se eu fizer um curso de mestre de obra minhas exigencias nao serao mensais serao em percentual apos a conclusao da obra que dependendo do valor da obra vou querer ganhar divido as comissoes 50,000 ao mes senao nao trabalho rrrrsrrsrrsr
a ja fui em restaurante que um prato custa 1000,00
um mestre de obra com esse salario so poderia me lavar la 01 unica vez entao hoooo atençao mestres de obras voceis estao ganhando pouco por tamanha responsabilidade e beleza e durabilidades agregados a predios e condominios extraordinarios que vemos por ai a foraaaaa, abraçao a todos e foi um prazer participar desse blogggg
sexta-feira, 28 de maio de 2010 às 16:23
oi quero corrigir o mestre poderia me levar a esse restaurante somente uma vez por mes ,
quero relatar tambem os valores de algumas escolas particulares de sao Paulo as quais suas mensalidades chegam 30,000,00 ao mes por tanto entendo como outra disparidade, equiparar o salario de um mestre de obras a um salario de rico
rico nao ganha 10,000,00 por mes os pobres é que ganham abaixo disso. Para comprar um partamento e ou casa no morunbi (sao paulo o mestre tem que trabalhar em muintos casos 100 meses s/ gastar nem um real , e isso é coisa de rico hahhha ????? beijinhos mestres de obras eu vou estudar isso hein achao um mercado exelente………., mas precisamos ganhar mais
o bom professor tem que ganhar bem , os pessimos aqueles que ensinam portugues errado para seu filho que nao sabem matematica tem que desocupar as escolas rrrrsrrsrrsrse nao ganhar nada !!!!! eos bons tem que se valorizar e pedir aumentos significativo e educar mesmo o cidadao tornando os grandes fortes e firmes nao gosto dessa classse de professores que o Brasil tem hj veja o retrato de cidadoes que temos penso que tudo que muinto bom é reconhecido os que dao aula la nessa escola de 30,000 ao ames nao reclamam e estao la por serem bons , muintos vao dar aula apela estabilidade e por nao terem a dignidade de escolher a fazer outra coisa , enquanto nosso pais tiver essa qualidade de educadores acho que eles estao ganhando bem rrrrrrkkkkkk
a hora que vir a nascer outra geraçao de educadores esses sim vao educar pelo dom de educar e ou nao vao educar por enquanto nao forem reconhecidos seus valores , pois é verdade que eles iniciam a vida dos advogados médicos , mestres matematicos , cientistas , mas nao sao todos , por isso temos tao poucos formados pela qualidades de nossos educadores
sexta-feira, 6 de agosto de 2010 às 20:05
Meu marido é mestre de obra e tem um sálario muito bom.
Sempre encontra emprego em otimas empresas e o interesante é que ele quem faz seu salário gerando disputa entre as empresas já que é muito bem qualificado com cursos no senai e fazendo faculdade de administração de empresa.Aconselho a quem trabalha em construção se qualificar pois o retorno é otimo. Eu como professora e com curso superior trabalhando de dia a tarde e a noite jamais chegaria ao seu salário.
terça-feira, 14 de setembro de 2010 às 07:34
sou um fiscal de obras a 25 anos, como o mestre conhecemos a obra desde seu inicio, devemos sermos valorizados em nossa função, pena que sou funcionario publico, só tem estabilidade e mais nada!
segunda-feira, 13 de dezembro de 2010 às 21:24
demora mais tempo para formar um mestre de obras do que um medico
quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011 às 20:44
Amigos, tudo na obra passa pelo mestre, o engenheiro não dá um passo sem consultar o mestre da obra, o almoxarife não dá um passo sem consultá-lo, assim como todas as pessoas envolvidas na obra ele é um filtro de tudo que acontece,existem donos de construtoras que quando vão visitar a obra visitam primeiramente o mestre e depois se dirigem ao engenheiro da obra, a responsabilidade é muito grande, enquanto um engenheiro se forma em cinco anos e um médico em dez, um mestre de obras só se forma com vinte ou trinta anos de trabalho, alguns morrem e não conseguem essa classificação, então quando se depararem com um mestre de obras, pode acreditar, ele sabe o que faz, não é a toa que todo engenheiro ou arquiteto em formação sempre cola literalmente em um mestre de obras para poder aprender.
domingo, 27 de fevereiro de 2011 às 10:58
SOU MESTRE DE OBRAS,GOSTARIA DE SABER ONDE A DEMANDA MAIOR ESTA CONCENTRADA.E QUAL A REMUNERAÇAO.
terça-feira, 8 de março de 2011 às 21:34
Bem vamos levar em consideração a faculdade da vida amigo , pois todos engenheiros quando sai da faculdade nada sabe a termina aprendendo com gente ok.eu mesmo ja treinei 6 engenheiro que quando chegou na obra não sabia nem o que era um nega de uma estaca ok abraço
sábado, 12 de março de 2011 às 12:03
ser um bom mestre de obra é oque eu quero ser ha inda ñ sei nada mais o que eu sempre quis ser um bom profissional sempre trabalhei por comta propria des de que me entendir por adolesente batia massa para os pedreiros quando eu perguntava para eles como fazer tais cisas tinha augums que ñ esplicavan outros ficava com raiva mais nunca desisti de metorna im bom profisinal sempre eu qui aprender foi ai que eu pessei e disse pra mim mesmo ñ vou mais perguntar nada só vou ficar olhando e pedi sabedoria pra deus e dissse deus se tú es o dono do saber eu quero aprender uma profisão assin como tu deste a interligensia pra eles eu quero tambem e deus foi me dando conhecimento eu foi aprendo como ezercultar o sevirso de pedriro e cada dia eu prendo uma coisa nova quando eu completei 29 nove anos foi que eu trabalhei numa empresa chamada querois garcias uma empresa de brasilia comtratada pelo ciaba na minha cidade querida belém do pará a penas eu trabalhei no periodo de des mÊses mais foi o surficiente para que eu conseguise minha classificção. então quando eu sai da empresa foi muto bom ganhei pela primeira ves um bom salario e uma boa endenisações que deu entorno de um sete mil reais foi que eu desidir pagar um cursso de mestre-de-obras e coseguir estou fasendo comesei en 2010 vou concluir agora em 2011 são 8meses de cursos a inda ñ sei muitas coisas mais estou correndo atras para que eu possa au cansar este proosito eu fis con deeus eu sei que eu vou consiguir e ter um bom salario estou com 30 anos e vou estudar muito pretendo me forma em engenheiro e fazer um curso de diplomata é muito bom ser um mestra de obra a gente tem moral no mercado e e sempre respeidado e respeita a todos eu sou felis por ser um mestra de obra eu convido a vc tambem a fazer parte desa familia felis eu agradesso primeira mente a deus e atodos e que tenhães bemçães.
sexta-feira, 18 de março de 2011 às 11:02
isso ai galera, vamo pra obra aprender com o mestre e virar um tambem, estudar pra que b***ta………
quarta-feira, 23 de março de 2011 às 17:39
Sou Técnico em Edificações formado em um instituição Federal de renome, e sei que um mestre de obras é indispensável para um edificação, mas muitas empresas valorizam demais para que tem um conhecimento empírico, realmente eles levam 15, 20 anos para se formarem nessa graduação, mas isso deve-se ao processo repetitivo que ele aprendeu como servente passando para pedreiro, carpinteiro e etc; e depois chegando a encarregado e ou contra-mestre e logo após o tão sonhado cargo de mestre de obras, pessoal isso é uma cultura errada que só dá certo no brasil, um pais que só forma graduandos para ocupar cargos de chefia ou virar funcionário público pra ganhar estabilidade. Nossa cultura não forma indivíduos que colocam a mão na massa em suas profissões exceto o médico o único profissional graduado que realmente coloca a mão no que faz. Nunca eu disse nunca, um mestre de obra irá saber ou ser melhor que um engenheiro, simples mande um mestre realizar um cálculo estrutural, peça que ele faça um projeto elétrico. Ele não o faz por que? Por que ele não sabe. O que o mestre de obras faz? Ele comanda pessoas e fiscaliza os serviços de acordo com que a empresa exige e conforme ele aprendeu durante os anos, muitas vezes eles erram ou cometem equívocos, que nós técnicos e engenheiros devemos resolver por falha deles. Não estou desvalorizando a profissão ou falando mal, apenas estou dizendo que no brasil não é valorizado a cultura e o estudo e sim a burrice e o comidsmo.
O conselho que dou é estudem, não apenas na escola ou faculdade, estudem em casa, sejam curiosos, pesquisem, façam o que realmente gostam, só assim poderão ser bem sucedidos.
quinta-feira, 24 de março de 2011 às 15:44
Se voce acha que é capaz va trabalhar de mestre então, só porque não se tem muito estudo não podemos ganhar bem. Voce esta provando a ignorancia e a falta de capacidade que ainda existe nesse país….é pra acabar mesmo, isso paresse papo de engenheiro frustrado, um engenheiro que não deu certo
quinta-feira, 24 de março de 2011 às 17:15
E isso ai Paulo, pra que estudar? Vamos ser ignorantes afinal de contas estudar é pra idiotas, no brasil quem estuda é burro e quem não estuda e o bom. Ok ótimo, e não quero ser mestre obras não, estou acima deste patamar. E tenho nunca mas nunca um mestre ira superar a engenharia eu disse nunca. assim como um mecânico não supera um engº mecânico. E tenho dito.
terça-feira, 29 de março de 2011 às 15:58
Gannhando 10.000 um mstre de obras só não vira um engenheiro porque não quer, pois campcidade ele tem afina a profição de mestre de obras prova isso..
terça-feira, 29 de março de 2011 às 16:40
Paulo vai aprender a escrever, por que pelo jeito você não passa nem no EJA, ainda quer discutir, por favor não viaja mestre de quinta categoria, como todos que conheço.
terça-feira, 29 de março de 2011 às 23:37
Cada profissâo tem que ter un sentido de vida. Meu amigo, se vc, ja foi servente alguma vez, sabe que é estar no sol, de 40 graus, marcando eixos, com o MESTRE DE OBRAS. Pra chegar lá precisa-se ralar, NA EXPERIENCIA, até se formar como MESTRE. O BOM MESTRE DE OBRAS, não se forma com cursinhos aqui, outro alí…. O BOM MESTRE DE OBRAS NACE COM SEU DOM .
Eu sou estudante de mestre de obras, e acho que, tem uma diferencia entre ser MESTRE DE OBRAS E INGENHEIRO CIVIL. O primeiro e formado EMPIRICAMENTE u outro é formado CIENTIFICAMENTE.
Neste mundo moderno, pra ganhar dinheiro não é obligaçao ser formado numa faculdade so contar piadas (TIRIRICA).
E pronto ta lá sentadinho e que o povo se lasque trabalhando …….contei piadas e estou aqui no………
MESTRE DE OBRAS e profissão de MACHO , porque é gente de diferentes culturas e nivel social que trabalha no CANTEIRO DA OBRA.
Um grande abraço para todos….Olhaaaa! Ganha 10.000 quem merece ate 50.000 como escrebia uma amiga encima …..fUIIIIIIIII
quarta-feira, 30 de março de 2011 às 19:08
Muito bons os discursos, mas a verdade é a seguinte, desafio qualquer engenheiro a tocar uma obra sem o mestre, e já vi muitas serem executadas sem o engenheiro, na verdade se não fosse a influência de órgãos fiscalizadores ( os quais os membros são engenheiros ) as empresas com certeza dispensaria o engenheiro residente, É CLARO QUE UM CÁLCULO ESTRUTURAL não pode ser feito pelo mestre, o que estamos discutindo não é o cálculo mas sim a aplicação dele na obra, pois quem calcula, não executa e para isso não precisa de engenheiro NA OBRA, na verdade na prática ele só existe na obra para fins de custos e não de execução, isso só o mestre consegue fazer, me mostre um engenheiro que seja executivo, se existe ele não é engenheiro e sim um mestre de obras que se formou em engenharia.
quarta-feira, 30 de março de 2011 às 19:11
Ah outra coisa amigo Gilsemar, o técnico em edificações também só existe na obra para aplicar procedimento de ISO e preencher papelada, nunca tente bater de frente com o mestre ou ele te manda embora falou ?
terça-feira, 5 de abril de 2011 às 19:46
ola, sou mestre de obra. tenho 25anos atualmente trabalho em uma construtora bem conhecida, comecei a trabalhar de ajudante de pedreiro aos 15 anos.aos 18 ja era pedreiro,com 22anos comecei a tocar obras,pois os engenheiros admiravan meu esforço pelo trabalho.tenho orgulho no que eu faço. pois nao e facil chegar onde estou.por enquanto meu salario e otimo. e desejo boa sorte para quem esta começando.fuuuui
terça-feira, 19 de abril de 2011 às 04:24
Já mandei vários mestres de obras embora por imcopetência
quarta-feira, 20 de abril de 2011 às 20:03
felipe, ola tenho 23 anos estou no ramo a 5 anos na obra vou fazer curso de mestre de obra é muito dificil estou enteressado,kro uma orientação o devo fazer.
domingo, 1 de maio de 2011 às 21:46
Amigo Felipe, faça o curso mas lembre-se vc não vai aprender a ser mestre de obras vc tem que sentir a obra, respirar a obra, existem pessoas que acham que passam 05 anos com a bunda em uma cadeira e já quer saber fazer obra, outros fazem um curso técnico e tbm querem fazer obra, lembre-se, a madeira vc corta, queima, serra, o aço vc entorta dobra serra, todos os materiais de obra vc faz o que quizer mas o material mais difícil de vc trabalhar na obra é o material humano, esse sim é seu grande desafio, e não é só a turma do rala que vc tem que se preocupar mas sim com aqueles engenheirozinhos novatos que querem ser o bambambam esses sim são o grande problema ou aquele rapazola de 20 aninhos recem sa´do do curso técnico que quer aparecer e fazer nome essa é outra grande merda, o mestre é o coração da obra, seja o coração, trate o operário bem e ele lhe retribuirá com o melhor dele, traga a turma para junto de si e eles te seguirão, seja amigo mas não seja submisso, lembre-se que em primeiro lugar estão os interesses da empresa, se qualquer um se intrometer ante os interesses da empresa então é hora do mestre agir, se algum dia o engenheiro residente quizer fazer uma merda, mostre quem manda, procure imediatamente o gerente e diga o que está acontecendo, não deixe engenheiro ou técnico te dominar, para isso é claro vc tem que ter bagagem para peitar, e outra dica, talvez a mais importante. NUNCA BRIGUE COM UM OPERÁRIO PORQUE ELE ERROU OU ELE COMEÇARÁ A ESCONDER OS ERROS ISSO É UM VENENO PARA QUALQUER OBRA, CHAME ELE E MOSTRE O ERRO E FAÇA ELE ENTENDER AONDE ERROU, É COMO UMA CRIANÇA QUE TENTA ANDAR E É REPREENDIDA , ELA IRÁ PREFERIR NÃO SE ARRISCAR. OUTR DICA IMPORTANTÍSSIMA, OS ENCARREGADOS DE OBRAS NÃO SÃO OBRIGADOS A SABER TUDO E DAR SOLUÇÃO, O MESTRE É OBRIGADO, NADA PODE CHEGAR A MÃO DO MESTRE E SAIR SEM SOLUÇÃO, SE LEVAR UM PROBLEMA ADIANTE LEVE COM AO MENOS UMA IDÉIA DE SOLUÇÃO, NUNCA LEVE UM PROBLEMA NÃO RESOLVIDO À ENGENHARIA, TENHA PELO MENOS UMA IDÉIA. Espero que essas dicas lhe ajudem em alguma coisa, e estou aqui para te responder o que vc quizer saber, sou mestre de obras de corpo alma e coração, faço porque amo, e sou bom naquilo que faço, e sim o mestre de obras hj faz seu próprio salário, meu ganho mensal gira em torno de r$ 15.000 com altas de r$ 20.000 e baixas de r$ 10.000 mas não foge muito disso, parabéns pela escolha da profissão, torne-se um autodidata, pesquize e esteja sempre a frente de todos, assim ganhará respeito e confiança dos demais, lembre-se de outra coisa vc será o espelho de todos, por isso vc terá que ser o mais correto, o mais tranquilo e o mais resposável, tudo irá passar por vc, na empresa que eu trabalho por exemplo o Dono da construtora ao chegar na obra entra no canteiro fala comigo primeiro e depois vai a sala do engenheiro, por isso não pode mentir em nada, ele pergunta tudo, como o a maioria dos engenheiros gostam de falsear resultados e custos geralmente os donos de empreendimento tomam essa posição, boa sorte.
quarta-feira, 1 de junho de 2011 às 23:13
Existe um porém nisso tudo… um engenheiro sabe muito mais que um mestre de obra, quando o assunto é: ” A possibilidade da construção.” Outra coisa que esquecem de avisar, hoje em dia Mestres de Obras estão saindo do mercado e perdendo lugar para simples técnicos de edificações. Calma, o motivo é bem simples: Estes técnicos precisam de estágios, vulgarmente umas 400 horas, porém eles não vão ficar só olhando e sim entendendo na prática como funciona. Futuramente estes técnicos viram engenheiros e a coisa muda bastante. Um técnico estuda 3 anos, fora as horas de estágios. Um engenheiro estuda mais cinco anos, com mais um de pós graduação chega a nove anos, desde o período técnico, mais 600 horas de estágio, são 1000 horas de prática e 10 anos de teoria. Eles pegaram 10.000 reais que um mestre de obras ganha, mas é coisa rara, o cara tem que ser muito bom. O salário médio do engenheiro, sem nada, só o diploma, são 7.000 reais. Um engenheiro com carga técnica, ja ta recebendo uma MÉDIA de 20.000 reais, o que significa que ele pode ganhar mais ou um pouco menos. Somente a pós graduação dele, entrando em um mestrado, o coloca como chefe de engenharia, o que dão mais 20.000 em sua conta. Próximo de minha casa, um chefe de engenharia ganha 40.000 reais por mês. Tentem ter uma visão mais ampla, um mestre de obras só vai ganhar 10.000 se for muito bom no que faz e se gostar daquilo, o mesmo vale pra QUALQUER profissão. Porém, não diga que ele sabe mais que um engenheiro, pois está longe até do que um técnico. No máximo podem saber a prática, ou o “olhômetro”, mas um técnico ja estuda e muito até mesmo a resistência dos solos, sabe como e onde construir e o por que de ser daquele jeito, é capaz de ter um visão exemplificada dos materiais e por meio de cálculos acabar com problemas. Isto um TÉCNICO, um engenheiro ja é bem mais além… não é atoa que a hierarquia consiste em: ” Engenharia, Técnico, Mestre de Obras, pião… ”
Levem isto como um PONTO DE VISTA, sem preconceitos e muito menos objetivos de ferir alguém com palavras. Todos nós temos direitos de expressarmos o que acreditamos ser, pelo menos, esta é a realidade que eu vivo. Afinal, estudo isto…
Abraços…
quarta-feira, 1 de junho de 2011 às 23:18
Danilo, ja estava indo dormir quando vi seu comentário. Muito interessante mesmo, até por que um Mestre de Obra com certeza é a peça mais importante que um engenheiro pode ter. Bem… mais ou menos neh? Um amigo meu, um mero técnico, ja recebeu ordens da empresa que ele trabalha para iniciar a comandar a construção de uma obra. Isso, sem mestre de obras.. as pessoas estão levando pensamentos muitos preconceituosos. Não importa se é mestre, ou técnico, ou engenheiro… aquele que se dedica mais ao trabalho que gosta, com certeza vai brilhar na profissão…
sábado, 3 de setembro de 2011 às 15:08
Tive lendo varios comentarios a respeito da formaçao do mestre de obras,mas acho q ainda nao existe um mestre com 20 ou 30 anos de carreia com menos de
60 anos,c a pessoa começar com 18 anos quando chegar a mestre formado em( 20 anos), ja tera 38 anos!! Agora será q vale a pena ??Ora um engenheiro com 20 anos de profissao, ja tera sua vida mais do q garantida!!!
sábado, 3 de setembro de 2011 às 15:35
Independente do salario 10.000 seja o q for,conheço mestre de obras q ganha 7.000 e nao sabe nem o q é uma equação,é verdade q um mestre de obras naum tem capacidade de projetar um predio de 60 andares nem faser uma ponte como a do japão,nem tão pouco faser calculos precisos como o engenheiro, e nem se responsabilizar pelo edifico durante toda a sua vida por isso chama-se eng.civil,responsavel civil,Mas a verdade é uma só! O ENGENHEIRO NAUM FOI FEITO PRA FICAR NO CANTEIRO DE OBRAS,ESSA E A FUNÇÃO DO MESTRE.O engenheiro pode exercer a funçao do mestre de obras, o mestre naum pode exercer a função do eng.O engenheiro leva seis anos para se formar ,o mestre leva 20? Tudo bem!Mas um engenheiro com 20 anos de carreira naum se pode comparar a um mestre q apenas vai começar carreira!!É óbvio,q um eng. recem formado tem um salario pequeno,até mesmo abaixo do MESTRE de obras,por tudo q fasemos ,não ta na formação mas sim na experiência q adiquiri no decorrer da carreira!Faser calculos e assinar projetos complexos é muito fácil,BASTA FASER UMA FACULDADE DE ENGENHARIA!!!!!
sábado, 3 de setembro de 2011 às 16:26
Li alguns comentarios acima ,e acho q voces estão equivocados!Trabalho em uma empresa 4 dias por semana,duas horas por dia, 16 dias por mês,ganho um salário de 4.000 reais.O mestre de obras na mesma empresa, ganha 9.000 reais,5.000 a mais ,e tem uma carga horária 10 horas por dia,22 dias por mes.Eu faço em média 700 m2 de projetos por mês ,pois possuo o meu CREIA,cobro 15,00 o m2 ,e ainda me sobra tempo!!Faça os cauculos e me diz se estudar engenharia nao é um bom negócio!Agora naum me importo q o mestre de obras ganhe mais do q eu em uma empresa!!!!Pois ele também trabalha mais do q eu!!!Por q ganhamos o salario q merecemos, por aquilo q somos competentes para faser,e naum pela formaçao q temos!!Por q ha muitos engenheiros imcompetentes como também ha mestres incompetentes.
quarta-feira, 21 de setembro de 2011 às 21:59
22DE SETEMBRO 2011
GOIANIA GOIAS
ACHO QUE POUCAS PESSOAS PARAN P/PENÇAR O Q/E ESPERAR POR 21 ANOS PARA SE TORNAL UM PROFICIONAL
POREN E MUITO GRATIFICANTE PEGAR UM MONTE DE MATERIAL E TRANFORMAR EN UMA CASA MARAVILHOSA
COMTRUO MANÇOEIS NOS ALFHAVILES AUI EM GOIAS
OU MELHOR FAÇO OBRA DE ARTE PORQUE MEUS PEDREIROS SAO ARTISTAS
ACHO QUE SALARIO E CONCEQUENCIA DO FASEMOS
AMO MEU TRABALHO
OBRIGADO POR LER ESTE COMENTARIO.
sexta-feira, 30 de setembro de 2011 às 21:29
olá caros colegas,sinto a felicidade dos amigos em comentar a respeito de obras,primeiro que pra falar de obras precisa pelo menos saber do que se trata,já dar pra sentir que poucos tem esta noção,é fulano mais sabido que cicrano,eu é que não tinha meu predio pra colocar nas mãos de um de vcs,mas como toda regra tem excessão quero parabenizar o colega Danilo pelo desempenho,conhecimento eo recohecimento da profissão e dos profissionais,se não fosse a distancia poderiamos montar uma equipe forte,de dar inveja em muitos incompetentes que se escondem nas obras por não acreditarem que passariam no vestibular pra outra coisa são apenas sem noção querendo aparecer…um grande abraço aos colegas mestres de obras,digo sem nós nada seria possível…
sábado, 1 de outubro de 2011 às 20:19
Todos os Mestres de obras estão de parabéns,Meu pai é mestre de obras há 30 anos é um ótimo profissional,ele é disputado no mercado de trabalho pense no orgulho que tenho dele,parabéns a todos os profissionais seja na área da construção ou outras,estarei me formando em arquitetura,e meu pai está me ajudando como ninguém,detalhe estudantes de engenharia estagiam com ele,e olhe que ele não tem curso superior.bjão a todos.
quarta-feira, 12 de outubro de 2011 às 13:57
na epoca de noe nao existia engenheiros mas sabios mestres.jesus cristo era carpinteiro e pra mim ser um mestre de obra so falta isso.pedireis uma ajudinha a ele.
quarta-feira, 12 de outubro de 2011 às 14:41
engenheiros,mestres d obras e serventes.sao uma engrenagem sem eles nada c constroi!SEM engenheiros nao a calculos,sem mestre d obras nao acontece e sem confeccionador de massas para acentamentos de tijolos tambem nao rsrsrs! O important e saber viver com o que ganhamos e ser felizes,boa sorte a todos independent a escolha proficional de ambos!auops.
quarta-feira, 12 de outubro de 2011 às 14:54
mestres de obras c houver alguma duvida, em fazer uma tesoura, nao peca opniao a um engenheiro.e capaz d mandar comprar tramontina!rsrsrs
quarta-feira, 12 de outubro de 2011 às 23:55
fazer a diferença não é fazer o que pensa, e sim o que gostamos.Particularmente gostei de todos os comentario, todos tem suas opniões e criticas sabemos que faz parte de uma cultura, pq só assim conseguimos a uma concluzão de tudo aquilo que pensamos! adimiro a profissão de mr. de obras pela sua responssabilida, mas não dispenso a glóriosa prof. a de engenheiro. estou fazendo o curso de mr. de obras e já estou pensando em me formar em engenharia civil, “O CÉU É O LIMITI” VALEU GALERA POR ISSO NÃO PAREM NEM DESISTEM DE SEUS SONHOS!!!!!
domingo, 30 de outubro de 2011 às 11:30
Vc foi infeliz no seu comentario , qual problema se um mestre de obras ganha 10,000 mes? cada um na sua se ele for bom e responsavel deveria ganhar ate mais, trabalho como inspetor de qualidade.
quarta-feira, 9 de novembro de 2011 às 15:21
eu sou encarregado de obras ganho em media 2000 reais por mes e vou terminar o meu curso ja com o salario de 4000 eu acredito que posso chegar a ganhar mais de deis 10.000 pois o meu mestre e professor so tem 8 anos de profissao e ja ganha 9.000 reais eu daqui 5 anos dobrar meu salario e nao e um sonho e uma meta.